Nossa Política de Privacidade foi atualizada. Confira aqui!

Sua sessão está sendo encerrada

Veja na linha do tempo fatos importantes, curiosidades e prêmios recebidos que envolveram o crescimento da Companhia.

A Porto iniciou suas atividades em 1945, com apenas 50 funcionários. Atualmente, é composta por 27 empresas com quase 14 mil funcionários. Reconhecida como uma das maiores seguradoras do País, a Porto hoje é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 70 anos de mercado, a atuação da companhia se concentra hoje em quatro pilares estratégicos de negócio: Seguros, Saúde, Negócios e Financeiros.
  • 2022

    Estamos construindo o futuro, hoje.

  • 2021

    A Porto Seguro lança o “Bllu”, seguro auto por assinatura emitido e operado pela Azul Seguros, empresa do Grupo Porto Seguro.

    É realizada a aquisição de 74,6% da Segfy - empresa de tecnologia em soluções para gestão de Corretoras de Seguro -, com o apoio da Oxigênio, a aceleradora de startups da Porto Seguro.

    A Porto Seguro adquire 50% das ações da ConectCar, empresa do segmento de pagamentos eletrônicos automáticos via tag de pedágios, estacionamentos e postos de gasolina.

    É lançada uma nova modalidade de resgate em situações críticas de alagamento com moto aquática.

    O Porto Seguro Consórcio lança o “Plano Alcance” para aquisição de automóveis zero quilômetro ou seminovo com redução em 20% no valor da parcela até a contemplação.

    Porto Seguro passa a integrar o ICO2 – Índice de Carbono Eficiente da B3. Desenvolvido entre a B3 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o índice prevê o comprometimento com a transparência de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma economia de baixo carbono.

    Acontece o lançamento do “Porto Plus”, programa unificado de relacionamento, que possibilita acumular pontos no Cartão de Crédito da Porto Seguro ou na plataforma Conquista para troca por produtos e serviços da Porto Seguro, além de viagens e outros benefícios.

    Aquisição de 74,6% da fintech Atar - empresa focada em soluções financeiras - com o apoio da Oxigênio, a aceleradora de startups da Porto Seguro.

    A Porto Seguro lança o “Tech Fácil”, plano de assinatura para smartphones já com seguro, em parceria com a Samsung.

    O aplicativo “Rastreador Porto Seguro” é lançado com a função “Guardião”, capaz de monitorar a moto do cliente, enquanto o veículo está estacionado. Através do dispositivo conectado ao veículo, o sensor detecta movimentos e rastreia a localização da moto. Caso haja algum movimento, o cliente é avisado e se confirmada a tentativa de furto, a Central 24h inicia o processo de localização do veículo.

    Porto Seguro conquista selo ouro no inventário de Gases do Efeito Estufa, que valida e audita esforços na redução de impactos ambientais através da redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

    Prêmios Recebidos

    Top of Mind Transporte 2020: revela as marcas mais lembradas e os produtos preferidos de 2020 - Transpodata.

    Porto Seguro é a 13ª colocada no ranking das 100 empresas com melhor reputação no Brasil – MERCO.

    Ranking Estadão Finanças Mais - Seguro Auto = 5ª posição Porto e 6ª posição Azul,Seguro Patrimonial = 2ª posição Itaú Auto e Residência, Seguro Saúde = 5ª posição, Capitalização = 7ª posição, Financeiras Varejo = 7ª posição Portoseg – O Estado de S.Paulo.


    Top of Mind São Paulo – Folha de S.Paulo


    Marcas Mais 2021 – pesquisa mede a relação de engajamento das pessoas com a marca - Estadão.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020”, a Porto Seguro é eleita a 17ª marca mais valiosa do país - Interbrand.

  • 2020

    Parceria entre Porto Seguro e Volkswagen permite que o aplicativo Porto Seguro seja acessado pelo painel do carro Volkswagen Nivus, facilitando o acionamento de socorro e atendimento emergencial.

    É lançado o “Meu Porto Seguro”, programa social que oferece capacitação para 23 mil pessoas além de 10 mil vagas temporárias em todo Brasil para aqueles que perderam seus empregos no primeiro ano da pandemia. Saiba mais.

    A Porto Seguro lança o “Porto Cuida”, serviço de assinatura para consultas presenciais, remotas, exames, terapias e descontos em farmácias, por R$ 19,90/mês. O Porto Cuida também oferece telemedicina para monitoramento de pacientes, informações médicas e análise de resultados de exames.

    A Porto começa a operar o 1º e único guincho elétrico do Brasil, que emite 96% menos gases de efeito estufa.

    Lançamento de estações de recarga de veículos elétricos e híbridos em Centros Automotivos da Porto no estado de São Paulo.

    A Porto lança o Consórcio Sustentável de placas solares. A iniciativa chega ao mercado para residências ou empresas, como uma alternativa que viabiliza não apenas a redução dos gastos com energia, mas também é sustentável, por utilizar energia renovável. Saiba mais.

    A Porto conquista o selo Women on Board, referente à representatividade de mulheres no conselho.

    A Porto lança uma Comissão de Diversidade e Inclusão, formada por um grupo multidisciplinar e representativo.

    Prêmios Recebidos

    Top Of Mind 2020: marcas mais lembradas pelos consumidores na categoria Seguros – Folha de S. Paulo

    Marcas Mais 2020 - pesquisa mede a relação de engajamento das pessoas com a marca - Estadão.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio “Best WorkPlaces 2020”, premiação que reconhece as 50 empresas que mais valorizam os colaboradores e reconhece os melhores CEOs do Brasil - InfoJobs.


    Destaque “Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2020”, a Porto Seguro foi reconhecida na categoria seguro de automóvel e ficou entre as 100 melhores empresas em satisfação do cliente - Instituto MESC.


    Finanças Mais 2020: prêmio apresenta uma radiografia das instituições líderes do setor financeiro no País – O Estado de S. Paulo


    Melhores Serviços: fomos indicados nas categorias Seguro Geral (ficamos em 1º lugar), Residencial (1º lugar, junto com Itaú e Bradesco) e Auto (entre os 3 primeiros colocados) – O Estado de S. Paulo


    Prêmio Mobilidade Estadão 2020: reconhece iniciativas e empresas que têm contribuído para levar inovação na maneira como as pessoas se deslocam atualmente pela cidade. Vencedores da categoria Melhor Seguradora – O Estado de S. Paulo.


    Marcas Mais Amadas pelos Cariocas: vencedores da categoria Melhor Seguradora - O Globo.


    Empresas Mais Inovadoras do Brasil 2020 – Forbes.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2020”, a Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do país - Interbrand.

  • 2019

    A Porto Seguro lança o “Azul Auto Roubo”, focado em coberturas contra roubo, furto e incêndio.


    É lançado o “Porto Seguro Bike” uma solução completa e exclusiva que assegura bicicletas, ciclistas e terceiros.


    A empresa Bioqualynet passa a atuar como Porto Seguro Saúde Ocupacional.

    O Carro Fácil lança o “Plano Controle” para quem anda até 500 km por mês e inaugura o “Carro Fácil Seminovos”, espaço físico para a venda dos veículos utilizados na operação do Carro Fácil.


    Acontece o lançamento do “Reppara!”, serviço de assinatura mensal para assistência residencial, disponível para clientes e não clientes da Porto Seguro.

    É lançada também a “Plataforma Conquista”, um meio digital de soluções personalizadas de investimentos, seguros e crédito.

    Prêmios Recebidos

    Destaque no "Estadão Finanças Mais”, o Estadão, em parceria com a Austin Rating, apresenta uma radiografia das instituições líderes no setor financeiro no País, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas em seus balanços - Estadão.

    Destaque em “As Melhores Empresas da Bolsa”, site especializado Infomoney reconheceu a Porto Seguro como a melhor empresa aberta do setor financeiro - Infomoney.

    Confira os prêmios mais relevantes:

    Destaque no "Estadão Finanças Mais”, o Estadão, em parceria com a Austin Rating, apresenta uma radiografia das instituições líderes no setor financeiro no País, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas em seus balanços - Estadão.
    Destaque em “As Melhores Empresas da Bolsa”, site especializado Infomoney reconheceu a Porto Seguro como a melhor empresa aberta do setor financeiro - Infomoney.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2019”, a Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do país - Interbrand.


    Destaque “Melhores Empresas em Satisfação do Cliente 2019”, empresa reconhecida nas categorias seguro de automóvel, seguro saúde e vida, capitalização e previdência - Instituto MESC.


    Prêmio “Top Of Mind RH”, ranking apresenta as empresas e profissionais mais lembrados do mercado de Recursos Humanos brasileiro - Folha de S.Paulo.
    Prêmio “Top Of Mind”, marca de sucesso na categoria seguradoras - Folha de S.Paulo.


    Prêmio “Os Melhores do Jornal do Carro”, marca eleita a melhor seguradora - O Estado de S.Paulo.


    Ranking “Melhores Serviços do Brasil 2019”, nas categorias seguro geral + seguro auto + seguro residencial - O Estado de S.Paulo.

  • 2018

    O prédio da Central de Atendimento é inaugurado na Barra Funda, em São Paulo, SP.

    O aplicativo “Trânsito+gentil” é lançado para Android e iOS. Objetivo do app é incentivar atitudes positivas no trânsito, promover respeito entre motoristas e premiar os mais gentis, além de oferecer descontos na renovação do Porto Seguro Auto.

    É lançado também o “Cartão de Crédito Porto Seguro Empresarial Mastercard”, para Pequenas e Médias Empresas.

    A Porto Seguro cria o “Consórcio de Veículos Pesados e Maquinário Agrícola”, para pessoas físicas e jurídicas. A modalidade é voltada à compra planejada de caminhões, ônibus, tratores, máquinas e implementos agrícolas, rodoviários e construção civil.

    A Companhia lança ainda a “Psicologia Viva”, plataforma de atendimento psicológico online disponível para clientes Porto Seguro Saúde.

    O Instituto Porto Seguro passa a atuar como entidade formadora do Programa de Aprendizagem de Jovens Aprendizes.

    Prêmios Recebidos

    Marcas Mais (Estadão) – Pesquisa realizada pela Troiano Branding, mede a relação de engajamento das pessoas com cada marca e não apenas a lembrança da Marca Mais 2018 - Estadão.

    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2017”, a Porto Seguro é eleita a 17ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Marcas de confiança (Datafolha/ Revista Seleções) – Pesquisa sobre as marcas de confiança segmentada por cada Estado do Brasil.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2017”, a Porto Seguro é eleita a 17ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel – Categoria Campeã: Operadora de Telefonia. A Porto Seguro Conecta, pelo 3° ano consecutivo, ficou em 1º lugar na Pesquisa de Satisfação e Qualidade da ANATEL.


    Marcas Mais (Estadão) – Pesquisa realizada pela Troiano Branding, que tem o objetivo de medir a relação de engajamento das pessoas com cada marca e não apenas a lembrança da marca.


    Marcas Mais Amadas (Grupo Padrão) – Pesquisa realizada para marcas que despertam intensa afinidade e carinho dos consumidores a ponto de serem identificadas com o sentimento amoroso, mas a partir do uso efetivo de seus produtos e serviços.


    Prêmio BR Week (Grupo Padrão) - Estudo sobre as empresas varejistas mais qualificadas na oferta da melhor experiência do cliente, pesquisa para exibir os fornecedores mais destacados neste ano.

  • 2017

    A Porto Seguro amplia a “Frota Elétrica”, com o lançamento de motos e carros Renault Twizy elétricos.

    É relançada a “Cidade Portinho”, que busca educar as crianças de 5 a 10 anos sobre trânsito seguro e respeito às regras nas vias públicas.

    O Porto Seguro Auto lança a campanha “Sem sair do sofá”, que mostra de forma bem-humorada que as soluções oferecidas pela empresa vão além da segurança do veículo e que podem auxiliar o cliente em situações inusitadas.

    Prêmios Recebidos

    Marcas Mais Amadas do Brasil (Revista Consumidor Moderno) - eleita a Marca Mais Amada do Brasil na categoria “Seguro de Automóveis”.

    Prêmio Top of Mind 2017 (Folha de S. Paulo) - marca mais lembrada pelos consumidores na categoria “Finanças/ Seguro”

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Marcas Mais Amadas do Brasil (Revista Consumidor Moderno) - eleita a Marca Mais Amada do Brasil na categoria “Seguro de Automóveis”;


    Prêmio Top of Mind 2017 (Folha de S. Paulo) - marca mais lembrada pelos consumidores na categoria “Finanças/ Seguro”;


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2017”, a Porto Seguro é eleita a 17ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Marcas de Confiança 2017 (Revista Seleções) - eleita a “Seguradora Mais Confiável do Brasil”;


    Marcas Mais (O Estado de S. Paulo) - eleita a seguradora mais amada pelos paulistas;


    Escolha PME (Estadão) - eleita como a seguradora, na categoria Patrimonial, como o fornecedor melhor avaliado pelas pequenas e médias empresas;


    Marca dos Cariocas (O Globo) - a Porto Seguro foi eleita a marca mais amada pelos cariocas na categoria Seguradoras;


    Prêmio Os Melhores (Jornal do Carro) - empresas e produtos do setor automotivo preferidos pelos consumidores, na categoria Seguradoras.

  • 2016

    A Porto Seguro inaugura o Espaço Cultural Porto Seguro, integrando o complexo cultural, juntamente com o Teatro Porto Seguro.

    A empresa adquire a base de clientes de automóvel da Chubb, uma das seguradoras líderes no segmento premium de automóveis e também a base de clientes de automóvel da AIG Seguros Brasil.

    É lançado o “Carro Fácil”: serviço de carros 0km por assinatura da Porto Seguro.

    A Porto lança o Passo Certo, projeto que prevê atendimento aos segurados com menor geração de CO2. Nele, os prestadores de serviço utilizam meios de transporte públicos, como ônibus, metrô e trem, por exemplo, para atendimentos na capital de São Paulo.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio “Marcas Mais Amadas do Brasil”, categoria Seguro de Automóveis - Revista Consumidor Moderno.

    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015”, a Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio “Marcas Mais Amadas do Brasil”, categoria Seguro de Automóveis - Revista Consumidor Moderno.

    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2016”, a Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, Porto Seguro Conecta, líder no segmento “Serviço Móvel Pessoal Pós-Pago” - Agência Nacional de Telecomunicações.


    Pesquisa IBHE de Hospitalidade Empresarial, a Porto Seguro ficou entre as 5 empresas mais hospitaleiras do Brasil - IBHE (Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial).

  • 2015

    Comemoração dos 70 anos da Porto Seguro.

    Inauguração do Teatro Porto Seguro com show do músico Ney Matogrosso. A casa de espetáculos com capacidade para mais de 500 pessoas fica localizada no centro de SP. Saiba mais.

    É lançado o “Health for Pet”, o plano de saúde veterinária da Porto que oferece cuidados veterinários para cães e gatos com ampla rede credenciada e com um custo x benefício para o cliente e seu pet.

    Acontece a abertura da Oxigênio Aceleradora, a aceleradora de startups criada para estimular o empreendedorismo e promover a interação entre a comunidade de empreendedores. Saiba mais.

    A Porto inaugura a Associação Campos Elíseos Gentil, com o objetivo de prever a preservação e manutenção do bairro. Saiba mais.

    O projeto Escola de Costura Industrial é lançado com o objetivo de qualificar profissionalmente pessoas com interesse em ingressar na área. Saiba mais.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio “Empresas Notáveis 2015”, segmentos Seguros, Saúde, Previdência e Capitalização - Revista Consumidor Moderno.

    Prêmio Top of Mind 2015, marca mais lembrada pelos consumidores na categoria Seguradora - Revista Folha de São Paulo.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio “Empresas Notáveis 2015”, segmentos Seguros, Saúde, Previdência e Capitalização - Revista Consumidor Moderno.


    Prêmio Top of Mind 2015, marca mais lembrada pelos consumidores na categoria Seguradora - Revista Folha de S. Paulo.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2015”, a Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Prêmio Marcas Mais Valiosas 2015, eleita a melhor empresa na categoria “Seguradora”, a Porto Seguro cresceu 17% e assumiu a 14ª posição - Revista ISTOÉ Dinheiro/Ranking BrandZ.


    Prêmio Marcas de Confiança 2015, “Seguradora Mais Confiável do Brasil” - IBOPE e Revista Seleções.


    Prêmio “As Empresas Mais Admiradas do Brasil 2015”, líder no segmento Seguros - Revista Carta Capital.


    Prêmio Época Empresa Verde 2015, a Renova Ecopeças foi vencedora na categoria “Melhor Solução Para Urbanização” - Revista Época.


    Prêmio Marcas dos Cariocas 2015, 1ª colocada no ranking da categoria Seguros, entre as marcas preferidas dos cariocas - Jornal O Globo.


    Marcas Brasileiras Mais Valiosas, a Porto Seguro ficou entre as 25 marcas brasileiras mais valiosas no ranking Interbrand - Revista Exame.


    Brazil Design Award, “Empresa orientada ao Design”, pela criação da Oxigênio Aceleradora e pela área interna de Design - Associação Brasileira de Design.


    Prêmio As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, categoria Seguros de Saúde e Assistência Médica - Revista Consumidor Moderno.


    Prêmio “Os Melhores Prestadores de Serviços do Brasil”, 1º lugar nas categorias Seguradoras, Residencial, Seguradoras/Autos - Jornal O Estado de S. Paulo.

  • 2014

    A Porto lança a Renova Ecopeças, empresa pioneira de reciclagem automotiva, que garante a qualidade das peças e respeito ao meio ambiente. Saiba mais.

    É criado o "Simulador Vida e Previdência" a fim de auxiliar clientes e Corretores.

    A Porto Seguro Cartões lança o “Cartão de Crédito Porto Seguro Mastercard Black”.

    Lançamento do Porto Seguro Alerta, novo produto da Porto Seguro Proteção e Monitoramento, que visa acionar com rapidez o responsável por um idoso que se encontra sozinho.

    Com foco na mobilidade, é criado o "Aplicativo Corretor Online"***

    A Casa Campos Elíseos Melhor se torna o Instituto Porto Seguro.

    No simulador, o cliente preenche um formulário simples com despesas mensais, situação familiar e projetos para o futuro. Após o preenchimento, é gerada uma lista de explicações básicas sobre os planos indicados aos interesses dele. Para o Corretor, o Simulador funciona com uma ferramenta de coleta de dados, dos quais ele se utiliza para prestar consultoria.

    Por meio de um dispositivo sem fio, o idoso pode pressionar o botão em caso de emergência e uma central 24 horas é acionada, avisando o responsável cadastrado imediatamente.

    Uma forma de manter o Corretor conectado, via celular, às principais ferramentas do Portal do Corretor Online, entre elas: consulta de apólices, propostas e sinistros de automóvel, oficinas credenciadas, rede referenciada de Saúde e Odonto, além das comissões pagas nos últimos sete dias e telefones úteis. O aplicativo é exclusivo para Corretores e está disponível para as plataformas Android e iOS.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio “Empresas mais admiradas do Brasil”, eleita pela 12ª vez no segmento de Seguradoras - Revista Carta Capital.

    Prêmio Marcas dos Cariocas, “A seguradora mais lembrada pelos Cariocas” - Jornal O Globo

    Confira a lista de prêmios mais relevantes:

    Prêmio “Empresas mais admiradas do Brasil”, eleita pela 12ª vez no segmento de Seguradoras - Revista Carta Capital.

    Prêmio Marcas dos Cariocas, “A seguradora mais lembrada pelos Cariocas” - Jornal O Globo.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2014”, a Porto Seguro é eleita a 20ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Prêmio “Os Eleitos”, eleita pelo 11º ano consecutivo, como empresa preferida na categoria Seguradora - Revista Quatro Rodas.


    Prêmio Líderes do Brasil 2014, homenagem a Jayme Garfinkel - LIDE (Grupo de Líderes Empresariais).

  • 2013

    A Porto Seguro cria a “Associação Campos Elíseos+gentil”, uma iniciativa do Instituto Porto Seguro, com o objetivo de desenvolver atividades e projetos de natureza cultural, educacional, social e ambiental no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo/SP, onde se localiza a sede da Porto Seguro.

    É lançado “Porto Seguro Conecta”, primeira operadora móvel com rede virtual a entrar em operação no Brasil.

    Inaugura-se a atual sede da Porto Seguro, localizada na Alameda Barão de Piracicaba, região dos Campos Elíseos, em São Paulo. Mais tarde, em 2015, o edifício recebe o nome de Rosa Garfinkel - Presidente de Honra e esposa de Abrahão Garfinkel, fundador da Porto Seguro.

    Acontece o lançamento do aplicativo “Vá de Táxi”. Benefício para os clientes da Grande São Paulo que conecta o passageiro com o taxista mais próximo para atender ao chamado, sem necessidade de fazer ligação telefônica.

    A Porto Seguro passa a oferecer o “Cartório Volante”, um serviço que tem como objetivo agilizar os trâmites de documentação para sinistros de perda total. Nele, um profissional do cartório, vai até o segurado sem custos adicionais.

    A empresa Bioqualynet (atual Porto Seguro Saúde Ocupacional) passa a integrar o rol de empresas da Porto Seguro.

    A empresa se torna signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês), em que são adotados princípios e ações relacionadas à transparência de questões ambientais, sociais e de governança.

    Prêmios Recebidos

    1º lugar na Pesquisa "Os Eleitos”, categoria Serviços e Produtos/Seguradora - ranking anual da revista Quatro Rodas, Editora Abril.

    Prêmio "Top of Mind Internet”, categoria Finanças/Companhia de Seguros - UOL/Datafolha.
    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2013”, a Porto Seguro é eleita a 20ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.

    Confira a lista de prêmios mais relevantes:

    1º lugar na Pesquisa "Os Eleitos”, categoria Serviços e Produtos/Seguradora - ranking anual da revista Quatro Rodas, Editora Abril.


    Prêmio "Top of Mind Internet”, categoria Finanças/Companhia de Seguros - UOL/Datafolha.


    Destaque em “Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2013”, a Porto Seguro é eleita a 20ª marca mais valiosa do Brasil - Interbrand.


    Prêmio "As Empresas Mais Admiradas no Brasil” - Revista Carta Capital.
    Prêmio "Marcas de Confiança” - Revista Seleções Reader´s Digest.


    Prêmio "DCI - Empresas Mais Admiradas”, categoria Seguros, - Jornal DCI.


    Prêmio "Época Reclame Aqui”, Itaú Auto e Residência - Revista Época e Portal Reclame Aqui.

  • 2012

    Acontece o lançamento do "Porto Seguro Serviços Avulsos", produto que reúne uma série de serviços que podem ser contratados de forma avulsa por segurados ou não segurados da Porto Seguro.

    Criação da Porto Seguro Capitalização, administradora de títulos de capitalização que atua nas modalidades tradicional e incentivo.

    Os serviços eram solicitados por meio de um televendas 24 horas e os interessados podiam contratar um ou mais serviços por vez.

    O PortoCap Aluguel é um título de capitalização utilizado como alternativa na hora de alugar um imóvel comercial ou residencial, dispensando análise de crédito ou comprovação de renda. Já o PortoCap Incentivo é uma opção prática para as empresas realizarem promoções e ações de incentivo com sorteios de prêmios.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio “Marca mais Amada”, segmento seguro automóvel - Shopper Experience e Revista Consumidor Moderno.

    Prêmio “Melhor Empresa de Atendimento ao Cliente em 2012”, 5º lugar - Revista Exame em parceria com o Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio “Marca mais Amada”, segmento seguro automóvel - Shopper Experience e Revista Consumidor Moderno.


    Prêmio “Melhor Empresa de Atendimento ao Cliente em 2012”, 5º lugar - Revista Exame em parceria com o Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).


    Prêmio “Marcas de Confiança – empresa mais confiável do Brasil”, segmento seguros - Revista Seleções e Ibope Inteligência.


    Prêmio “Empresa mais admirada do Brasil”, segmento de seguros - Revista Carta Capital.


    Prêmio “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor 2012” - Revista Consumidor Moderno, em parceria com a Shopper Experience.

  • 2011

    É realizada a revisão da Missão e da Filosofia da Porto Seguro, com a participação de todos os funcionários, preservando a essência dos valores que nortearam a companhia, desde a primeira versão, criada em 1987.

    Iniciam-se as obras do edifício Barão de Piracicaba, atual sede da Porto Seguro. Com 50 mil m² de área construída, o prédio tem capacidade para comportar cinco subsolos, 680 vagas de estacionamento e cerca de 2.200 pessoas

    O Trânsito+gentil passa a conceder 5% de desconto aos segurados que não têm pontos na carteira de habilitação. A ação teve início na região Metropolitana de São Paulo e foi estendida para o Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.

    Prêmios Recebidos

    Homenagem do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), categoria Empresa Amiga, pelo Trânsito+gentil.

    Prêmio “Top of Mind Internet 2011”, categoria Companhia de Seguros – marca mais lembrada na Internet.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Homenagem do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), categoria Empresa Amiga, pelo Trânsito+gentil.


    Prêmio “Top of Mind Internet 2011”, categoria Companhia de Seguros – marca mais lembrada na Internet - Datafolha e UOL.


    “Uma das 10 melhores empresas de atendimento ao cliente em 2010”, 2º lugar - Revista Exame.


    “Marcas mais valiosas e confiáveis em 2011” - Revista Isto é Dinheiro e BrandAnalytics.


    Prêmio ”Empresas mais Admiradas 2011” – Carta Capital.

  • 2010

    Neste ano, os segurados passam a contar com os Centros de Atendimento Rápido (CAR) que garantem comodidade na hora de solucionar um sinistro. São mais de 40 unidades em todo o País.

    É lançada a “Felisa”, bicicleta elétrica da Porto Seguro desenvolvida como alternativa de transporte não poluente.

    A Companhia lança o “Porto Seguro Acidentes Pessoais Viagem”, serviço para proteger os segurados em suas viagens nacionais e internacionais.

    É implantado o sistema de gerenciamento de resíduos automotivos nos Centros Automotivos Porto Seguro, com o objetivo de reciclar ou processar corretamente resíduos considerados perigosos, reduzindo os impactos ambientais.

    A Porto atua em parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS) no Programa Amigo do Seguro e fortalece os cursos voltados à área de Negócios na Casa Campos Elíseos Melhor.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "As 100 empresas mais ligadas do Brasil" - Revista Exame Info.

    Fórum de Líderes "Premiação Setorial Seguros e Previdência - Jayme Garfinkel".

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Empresas que Mais Respeitam o Consumidor" - Revista Consumidor Moderno.


    Prêmio "As 100 empresas mais ligadas do Brasil" - Revista Exame Info - Editora Abril.


    Prêmio "Top of Mind Internet 2010", categoria Seguradora - Datafolha e UOL.

  • 2009

    Associada ao Banco Itaú, a Porto Seguro assume o controle dos seguros dos clientes Itaú Auto e Residência.

    Acontece o lançamento do “Trânsito+gentil”: que incentiva os motoristas a evitarem atitudes agressivas e valorizarem posturas mais tolerantes no trânsito.

    No mesmo ano, é lançado o “Porto Vias”, portal para auxiliar motoristas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, clientes e não clientes, a encontrarem os melhores caminhos para os trajetos do seu dia a dia.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Top of Mind 2009", categoria Seguros - Folha de S. Paulo.

    Prêmio "Empresas que mais respeitam o consumidor", segmento Previdência Privada - Revista Consumidor Moderno.

    Confira a lista de prêmios mais relevantes:


    Prêmio "Top of Mind 2009", categoria Seguros - Folha de S. Paulo.

  • 2008

    As empresas que contrataram o “Porto Seguro Saúde” passam a contar com “Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)” e “Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)”.

    Dá-se início aos atendimentos a segurados Auto utilizando-se bicicletas. Essa iniciativa foi criada com o objetivo de diminuir o tempo de deslocamento, chegando mais rapidamente até o segurado, sobretudo, em áreas de grande trânsito.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Folha Top of Mind 2008" - Folha de S. Paulo.

    Prêmio "Empresas que mais respeitam o consumidor" - Revista Consumidor Moderno.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:


    Prêmio "Top Of Mind 2008 - Top Classe A" - Instituto DataFolha.


    Prêmio "50 Maiores Companhias de Seguros Gerais", 3º lugar - Valor Econômico.
    Prêmio "100 Cias Novo Mercado Bovespa Brasil".


    Troféu "Marcas de Confiança" - Revista Seleções 2008
    Prêmio "Folha Top of Mind 2008" - Folha de S. Paulo.

  • 2007

    A Porto Seguro cria novos benefícios para consorciados de automóvel.

    O logotipo da Porto Seguro é modernizado, com a sugestão do movimento de uma vela inflada em um barco que está sempre em movimento, rumo ao porto seguro.

    É lançado o “Cartão de Crédito Porto Seguro Visa”, operado pela financeira Portoseg.

    Inicia-se o “Programa de Coleta Seletiva Porto Seguro” nos prédios da Matriz e Sucursais da Grande São Paulo. Nos 35 Centros Automotivos Porto Seguro da Grande São Paulo, inicia-se a coleta das sucatas automotivas.

    É inaugurado o Instituto Porto Seguro, organização sem fins lucrativos, cuja Porto Seguro  é a principal mantenedora, que atua, sobretudo, no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos moradores da comunidade dos Campos Elíseos, em São Paulo, ou em situação de vulnerabilidade social.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "As 100 Melhores empresas para se Trabalhar" - Revista Exame.

    Prêmio "Melhores empresas de capital aberto por desempenho" - Agência Estado.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "As Mais Admiradas do Brasil 2007", categoria Seguradoras - Revista Carta Capital.


    Prêmio "As 100 Melhores empresas para se Trabalhar" - Revista Exame.


    Prêmio "Balanço Financeiro 2007", seguro saúde - Gazeta Mercantil.


    Prêmio "Destaque Agência Estado Empresas" - Categoria Seguradora - Agência Estado.


    Prêmio "Governança Corporativa Bovespa - 100 Companhias".


    Prêmio "Melhores empresas de capital aberto por desempenho" - Agência Estado.
    Prêmio "1000 Maiores Empresas" - Revista Valor 1000.


    Prêmio "As Mais Admiradas do Brasil 2007", categoria Seguradoras - Revista Carta Capital.

  • 2006

    A Porto Seguro cria novos benefícios para o Seguro Residência: atendimento veterinário para cães e gatos, serviço de assistência técnica a computadores e limpeza de caixa d´água.

    Quarenta e oito unidades dos “Centros Automotivos Porto Seguro” são inauguradas.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Empresa mais Admirada 2006", seguradoras - Revista Carta Capital.

    Prêmio "Empresas que mais respeitam o Consumidor", categoria seguros - Revista Consumidor Moderno.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Balanço Financeiro 2006", categoria Seguro Saúde - Gazeta Mercantil.
    Prêmio "Os Eleitos 2006", Melhor Seguradora (3° ano consecutivo) - Revista Quatro Rodas.


    Prêmio "Empresa mais Admirada 2006", seguradoras - Revista Carta Capital.
    Prêmio "Top Of Mind 2006", 2º lugar na categoria seguros - Folha de S. Paulo e Instituto Datafolha.


    Prêmio "Empresas que mais respeitam o Consumidor", categoria seguros - Revista Consumidor Moderno.


    Prêmio "As marcas que mais respeitam o consumidor", 3º lugar - Revista Readers Digest.


    Prêmio "Melhores Companhias para o Acionista em 2006" - Revista Capital Aberto.

  • 2005

    A Porto Seguro inaugura a Casa Campos Elíseos Melhor, um espaço destinado à geração de renda e educação para a comunidade do bairro Campos Elíseos.

    Comemora-se o 60º aniversário da Porto Seguro, no dia 27 de agosto.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Executivo de Valor", para Jayme Garfinkel, setor de seguros - Valor Econômico.

    Prêmio "Segurador do Ano", concedido a Jayme Brasil Garfinkel - Revista Segurador Brasil.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:


    Destaque "Uma das 100 Empresas mais ligadas do País" - Revista Info.


    Prêmio "Balanço Financeiro", categoria seguro saúde - Gazeta Mercantil.
    Destaque "Excelência Empresarial", segmento seguradoras - ONEP.


    Prêmio "Os Eleitos de 2005", categoria seguro automóvel (2º ano consecutivo) - Revista Quatro Rodas.


    Prêmio "Empresa que mais respeita o consumidor", categoria seguros - Revista Consumidor Moderno.

  • 2004

    A Porto Seguro implanta um modelo inédito de transmissão de dados de Vistoria Prévia domiciliar por meio do Porto Palm.

    A razão social da AXA Seguros passa a ser Azul Companhia de Seguros Gerais ou, abreviadamente, Azul Seguros.

    É lançada a campanha “333-PORTO”, para o segurado pedir serviços pelo telefone  de forma fácil.

    A iniciativa Ação Educa nasce com o objetivo de proporcionar atividades recreativas para as crianças em vulnerabilidade social do bairro de Campos Elíseos.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Executivo de Valor", para Jayme Garfinkel, setor de seguros - Valor Econômico.

    Prêmio "Os Eleitos de 2004", categoria seguradoras - Revista Quatro Rodas.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes: 

    Prêmio "Executivo de Valor", para Jayme Garfinkel, setor de seguros - Valor Econômico.


    Prêmio "Top of Mind - A Tribuna". Marcas de Sucesso - Instituto DataCorp e jornal A Tribuna.


    Prêmio "Os Eleitos de 2004", categoria Seguradoras - Revista Quatro Rodas.

    A Porto Seguro realiza a abertura de capital e negociação de suas ações no novo mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, em 22 de novembro. A empresa foi a primeira companhia de seguros a estrear no novo mercado da Bovespa.

    O vistoriador responsável pelo serviço envia os resultados da vistoria do próprio local e pode visualizá-la em seguida pelo Corretor Online.

  • 2003

    É inaugurado o primeiro “Centro Automotivo 24 horas” para atendimento a serviços emergenciais de mecânica, elétrica e borracharia.

    A Porto Seguro lança o “Certificado de Procedência”, um serviço que identifica a origem do veículo e detecta problemas estruturais, reparos mal executados, multas ou alienações e quaisquer restrições cadastrais do automóvel.

    O contrato de compromisso de compra da AXA Seguros Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro, é assinado em 28 de novembro.

    Prêmios Recebidos

    “Top of Mind 2003” como marca de sucesso na categoria Seguradoras.

    Prêmio "1º Lugar Seguradora mais lembrada" - SECOVI de Qualidade.

    Confira a lista de prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Top of Mind A Tribuna - Marcas de Sucesso" - Instituto DataCorp e jornal A Tribuna.


    Prêmio "Líder Empresarial", Jayme Garfinkel.Gazeta Mercantil.


    Prêmio "Melhor Performance", carteira de saúde. Revista Cobertura.

  • 2002

    A Porto Seguro cria o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, que visa incentivar fotógrafos de todo o País.

    Acontece o lançamento do “Porto Seguro Odontológico Empresarial”.

    A Porto Seguro figura entre as “Marcas Mais Confiáveis”, pesquisa feita pelo Ipson-Marplan para a Revista Seleções.

    Em homenagem prestada pela Revista Seguros e Riscos, Rosa Garfinkel recebe o título de “Mulher de Seguro da Década”.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Trusted Brand" - Revista Seleções.

    Prêmio "Seguradora Líder em negócios B2B" - Revista Exame.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Trusted Brand" - Revista Seleções.


    Prêmio "Seguradora Líder em negócios B2B" - Revista Exame.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Trusted Brand" - Revista Seleções.


    Prêmio "Seguradora Líder em negócios B2B" - Revista Exame.

  • 2001

    É lançado o “Auto Jovem”, seguro de automóvel para jovens entre 18 e 24 anos, que oferece serviços como o curso de “Direção Segura” e descontos conforme perfil do segurado.

    A Porto Seguro é a única seguradora que figura na 5ª edição do guia Exame entre as 100 melhores empresas para se trabalhar.

    Prêmios Recebidos

    Prêmio "Marcas mais lembradas na categoria seguros" - Folha iBrands.

    Prêmio "Melhor site de seguros" - Editora Abril.

    Confira a lista dos prêmios mais relevantes:

    Prêmio "Empresa mais admirada" - Revista Carta Capital.


    Prêmio "Melhor site de seguros" - Editora Abril.


    Prêmio "Marcas mais lembradas na categoria seguros" - Folha iBrands.


    Prêmio "As 100 melhores empresas para você trabalhar" - Revista Exame.


    Prêmio "Seguradoras Mais Sólidas do País" - Anuário Valor 1000 Valor Econômico.

  • 2000

    A Porto Seguro inaugura o “Portonline”, primeiro provedor de acesso à internet exclusivo para os Corretores de Seguros.

    A “Emissão Online”, serviço pelo qual o Corretor emite apólices, via internet, instantaneamente, é lançada.

  • 1999

    A Porto Seguro passa a ocupar a 3° posição no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, com 18 Sucursais, 90 Regionais e 3.654 funcionários.

    Iniciam-se as vendas do produto Porto Seguro Consórcio Imóvel.

  • 1998

    A Porto Seguro cria o “Porto Seguro Proteção Patrimonial”, dedicado a controlar a segurança de empresas e residências por meio de alarmes monitorados a distância.

    A Porto Seguro Consórcio lança o “Consórcio de Imóveis” para compra de imóvel residencial ou comercial, construção ou reforma.

    A Ação Social Porto Seguro é formada com um grupo de funcionários que mobilizaram ações sociais para os públicos do entorno da Porto Seguro.

    O programa Porto Voluntário é lançado com o objetivo de promover e fortalecer a cultura do voluntariado por meio da mobilização e do engajamento da própria Companhia e de seus colaboradores, instituições parceiras e beneficiários.

    Prêmio Recebido

    A Porto Seguro recebe o Prêmio “Companhia Seguradora Mais Admirada” - pesquisa feita pela Revista Carta Capital e pela consultoria InterScience.

  • 1997

    A Porto Seguro cria a “Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.”, que passa a administrar as aplicações financeiras do Grupo.

    Lança também o “Porto Seguro Serviços à Residência”.

    E implanta o serviço “Porto Seguro Infochuva”, com o objetivo de prever, detectar e monitorar, em tempo real, a formação das chuvas que representam riscos de alagamento em São Paulo.

  • 1996

    A Porto Seguro ocupa o 4° lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

    O Grupo lança o seguro diferenciado por perfil do segurado, por meio do qual o segurado pode ter desconto de 15%, 20% ou 25% no valor a ser pago pelo seguro.

    O site da Porto Seguro é lançado como mais um canal de comunicação entre a Companhia, seus clientes e o público em geral.

  • 1995

    A Porto Seguro conquista a 5ª colocação no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, com 17 Sucursais, 44 Regionais e 2.797 funcionários.

    É lançado o Fundo de Investimentos Porto Seguro-Brasilpar, uma parceria que resulta em dois produtos: um Fundo Mútuo de Investimentos em Ações e um Fundo de Investimentos em Commodities.

    Iniciam-se as atividades da Porto Seguro Del Uruguay, com sede em Montevidéu. A operação começa com a comercialização do seguro de automóveis.

    A Porto Seguro constitui a empresa Porto Seguro Vida e Previdência S.A. 

    *A venda de cotas dos fundos foi realizada pelos Corretores de Seguros que, a partir de um exame, puderam ser cadastrados como Agentes Autônomos de Investimento.

  • 1994

    A Porto Seguro conquista o 6º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

    É estabelecida a parceria com a rede de estacionamentos “Estapar”, com o objetivo de oferecer proteção aos veículos e descontos aos segurados.

    O Cartão de Crédito “Porto Seguro Visa Internacional”  é lançado.

    O “Porto Socorro” passa a oferecer o “Kit Lanche” aos segurados. A iniciativa foi criada a partir da sugestão de um prestador de serviços da Companhia, com objetivo de proporcionar maior conforto e comodidade durante o atendimento. 

    *Operado por instituições financeiras terceirizadas, o cartão Porto Seguro Visa Internacional foi criado para oferecer uma série de vantagens adicionais para além dos benefícios convencionais de cartões de crédito, tais como o atendimento pelo Porto Socorro e pela Central 24 horas de Atendimento.

  • 1993

    É feita a distribuição  do “Stress Card” para os segurados do Porto Seguro Saúde Individual. A proposta do cartão era de medir o grau de estresse e sugerir maneiras de contornar a situação.

  • 1992

    A Porto Seguro cria o “Porto Seguro Saúde”, seguro que proporciona atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos segurados.

    Para aumentar ainda mais o portfólio de produtos, é lançado o “Porto Seguro Fiança Locatícia”, que garante o aluguel ao proprietário do imóvel.

    É ainda criado o “Technalock”, com o nome fantasia “Portofix”, para impedir o furto de equipamentos de escritório, como micros, impressoras e fax.

    A Porto passa a apoiar a Associação Crescer Sempre, localizada em Paraisópolis, por enxergar a importância do acesso à educação de qualidade.

    *O sistema, importado dos Estados Unidos, é composto por um cabo de aço temperado, um cadeado de segredo e placas de fixação presas ao equipamento por meio de um adesivo de alta aderência.

  • 1991

    A Porto Seguro cria o “Porto System”, primeiro micro portátil para cálculo de seguros, com o objetivo de auxiliar o Corretor na consulta de tabelas, sem precisar recorrer à Companhia.

    Inicia-se o movimento social “Quem ama não suja”, voltado para a limpeza das ruas de São Paulo, que rende à Porto Seguro o Prêmio Melhores de Marketing.

    Como parte da ação, pequenos sacos de lixo foram entregues aos segurados em Postos de Vistoria.

    O aparelho continha as tabelas com a quantia a ser paga pelo segurado, modelos dos carros, classes tarifárias, categorias e todas as informações necessárias para chegar ao valor do contrato do seguro com mais rapidez.

    É implantada a Formação e Atualização Profissional (FAP), responsável pela elaboração de cursos práticos, destinados a vistoriadores, funileiros, mecânicos e pintores especializados em reparos de automóveis.

    São lançados dois produtos: “Porto Seguro Empresa” e “Porto Seguro Residência”, acompanhando um movimento do mercado, de padronização e simplificação dos seguros patrimoniais para pessoas físicas e pequenas empresas.

    No mesmo ano, acontece o lançamento do “Porto Socorro”, uma prestação de serviços de socorro a veículos segurados com pequenos reparos no próprio local ou para sua remoção por meio de guincho.

  • 1990

    A Porto Seguro fica em 7° lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, com 11 Sucursais, 20 Regionais e 1.964 funcionários.

    É lançado mais três serviços com o conceito “Proteção Total”: teste de amortecedores, corta combustível para pick-up diesel e dispositivo antifurto para motos.

  • 1989

    Acontece o lançamento do “Block Tape”, dispositivo semelhante a uma fita cassete, usada como trava para proteger toca-fitas.

  • 1988

    A Central 24h cria um setor de pré-atendimento por telefone para sinistros de Auto. Com isso, os clientes passam a receber respostas com agilidade e em tempo real.

    É criada a Filosofia da Porto Seguro.

    A Porto Seguro patrocina e incentiva o uso do “Good Look”, um espelho convexo que é afixado junto ao espelho retrovisor externo original do veículo.

  • 1987

    A Porto Seguro comercializa com exclusividade o Brake Light, dispositivo instalado internamente no vidro traseiro do carro, importante na prevenção de acidentes de trânsito.

  • 1986

    A Porto Seguro alcança o 6º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, contando com 10 Sucursais, 4 Regionais e 1.420 funcionários.

  • 1985

    O logotipo da Porto Seguro é modernizado, com a inclusão da palavra “Seguros”.

    Dá-se início às operações da Central Porto Seguro com Atendimento 24h.

    Inicia-se também a instalação de dispositivos antifurto nos veículos dos segurados, alarmes que independem de qualquer ação do usuário para ativação, imobilizando o veículo em caso de furto.

    A Porto Seguro completa 40 anos de atuação com uma comemoração na casa de shows Palace.

  • 1984

    A Porto Seguro figura em 10º lugar no ranking das seguradoras.

    É criada a Vacina Anti Roubo, que consiste na gravação do número do chassi nos vidros dos veículos.

  • 1983

    A Porto Seguro atinge, pela primeira vez, a marca de 700 colaboradores em seu quadro de funcionários.

    1º boletim informativo Porto Press, veículo criado especialmente para o Corretor de Seguros, é publicado.

    O boletim contém dados técnicos, como tabelas de referência de custos, tarifas, normas da SUSEP e informações úteis sobre a Porto Seguro.

  • 1982

    É lançado o primeiro dispositivo antifurto, chamado internamente de DAF.

    Acontece a I Bienal Porto Seguro de Arte Infantil, que recebe mais de 3 mil trabalhos, de 60 escolas.

    Na festa de confraternização, os funcionários assistem à apresentação de um espetáculo organizado pelos próprios colegas: era o início do Grupo de Teatro Porto Seguro.

  • 1979

    Em busca de uma solução para a crise causada pela interrupção das vendas do seguro DPVAT, a Porto Seguro vende o andar da Avenida Paulista, antiga sede da empresa.

    A Companhia conta com 5 Sucursais e aproximadamente 500 funcionários.

  • 1978

    O Diretor Presidente, Abrahão Garfinkel, faleceu aos 64 anos. Na ocasião, Rosa Garfinkel, sua esposa, é eleita para substituí-lo. Jayme Brasil Garfinkel, seu filho, passa a ser Vice-Presidente Executivo.

  • 1977

    É realizada a compra de uma área de 5.300 alqueires em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso, para a fazenda Periquitos, que faz parte do projeto de diversificação das atividades do grupo.

  • 1976

    A empresa Porto Seguro Consórcio é aberta, iniciando as atividades com a venda de consórcio de automóvel.

    Em 15 de novembro, ocorre a mudança da Matriz para a nova sede própria, na Avenida Rio Branco, 1.489. O espaço abrigava os 263 funcionários em oito dos treze andares do novo prédio.

  • 1975

    A Central Veículos, concessionária Volkswagen, é adquirida para baratear a compra de peças para veículos sinistrados da mesma marca.

  • 1974

    Início da construção da nova sede da empresa, na Avenida Rio Branco, no bairro Campos Elíseos.

    Passam a fazer parte do Grupo as oficinas: Repar, Sevepe, Guaporé e a concessionária General Motors, todas localizadas no mesmo bairro.

  • 1973

    Em fevereiro, a nova diretoria toma posse:

    • Diretor Presidente: Abrahão Garfinkel;
    • Diretor Vice-presidente: Quirino Ferreira Neto;
    • Diretor Superintendente: Felippe Cardillo;
    • Diretor Financeiro: José Roberto Cardoso Bueno;
    • Contador: Alberto dos Anjos Martins.
  • 1972

    A Porto Seguro ocupa o 44º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

    Em 10 de maio, Abrahão Garfinkel desliga-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros e assume o controle acionário da Porto Seguro Cia. A estratégia da equipe era fazer do Corretor de Seguros um parceiro e um grande aliado.

    Sobre Abrahão Garfinkel

    Nascido em 12 de julho de 1914, na Ucrânia, Abrahão Garfinkel chega ao Brasil em 1921, aos seis anos. Inicia sua carreira no mercado segurador em 1º de janeiro de 1933, na companhia Assicurazione Generali de Trieste e Venezia, como Auxiliar de Escritório. Em 1945, ano de Fundação da Porto Seguro, Abrahão Garfinkel era funcionário da Seguradora Equitativa Terrestre, Acidentes e Transportes São Paulo.


    Em 1º de junho de 1956, assume o cargo de Subdiretor da companhia Boavista de Seguros, na Sucursal São Paulo, local onde também se torna, mais tarde, Diretor Superintendente. Desligou-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros, em 10 de maio de 1972, para assumir a direção da Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, no dia 11 de maio do mesmo ano. Exerceu o cargo de Presidente de 1972 a 1978, ano em que faleceu em 27 de junho.

  • 1971

    A Porto Seguro promove a incorporação da companhia Rochedo, que deixa de existir.

  • 1970

    A Porto Seguro vende o controle acionário da companhia Central de Seguros.

  • 1969

    Um grupo de funcionários começa a redação de um jornal interno, destinado aos colegas.

  • 1968

    A sede é transferida para o edifício Numa de Oliveira, localizado na Avenida Paulista, 1.009. Para o local, recém-construído, mudam-se quase todos os 150 funcionários que compunham o Grupo na época.

  • 1967

    Domingos Quirino Ferreira Neto vende o controle acionário da Renascença.

  • 1966

    Devido a regulamentação determinada pelo Governo Federal, a cobrança das apólices passa a ser bancária em todas as companhias.

    O Decreto-lei nº 73 é criado para regulamentar todas as operações de seguro, que ficam controladas pelo Estado por meio do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), com subordinação ao Ministério da Indústria e Comércio.

  • 1963

    O Grupo Porto Seguro passa a ser totalmente independente de qualquer instituição financeira.

  • 1960

    O Grupo Segurador Porto Seguro, formado pelas companhias Central, Rochedo, Renascença e Porto Seguro, passa a ter uma administração única.

  • 1958

    O Grupo Segurador Porto Seguro adquire a companhia Renascença de Seguros e a empresa se muda para a sede da Renascença.

  • 1954

    Domingos Quirino Ferreira Neto assume a Presidência do Grupo, sendo Paulo de Tarso Santos o Diretor Superintendente.

    Quirino Ferreira, vence as eleições para Deputado Federal pela UDN.

    Santos ocupa a chefia da Casa Civil do Governo Jânio Quadros.

  • 1949

    A Rochedo Cia. de Seguros é adquirida, unificando a administração e formando o  Grupo Segurador Porto Seguro, composto por três seguradoras: Central, Porto Seguro e Rochedo.

    A finalidade na formação do grupo foi aumentar o limite técnico de aceitação de riscos.

  • 1947

    É aberta a primeira Sucursal, no Rio de Janeiro, no dia 17 de dezembro.

  • 1945

    Em 27 de agosto, os diretores e acionistas do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Sousa e Amador Aguiar, Diretor Gerente do banco, fundam a Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais.

    *A companhia começa habilitada para atuar em operações de seguro e resseguro nas modalidades de Fogo, Transportes, Acidentes Pessoais, Responsabilidade Civil, Automóveis, Roubos, entre outros ramos.