Siga o passo a passo em caso de sinistro
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Separe os documentos necessários
Para a análise do sinistro, você precisará enviar para a Porto Seguro cópias dos seus documentos pessoais e alguns formulários que comprovem o que aconteceu.
Confira a lista dos documentos que poderão ser solicitados.
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Escolha a melhor forma para entregar
Oferecemos 2 opções para você encaminhar sua documentação:
- on-line: envie os arquivos para o e-mail: sinistro.vida@portoseguro.com.br
- presencial*: entregue os documentos físicos em uma de nossas Sucursais.
* Devido a pandemia do Coronavírus, o atendimento nas Sucursais está restrito e os documentos devem ser enviados por e-mail.
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Confira o processo de validação
Documentos enviados por e-mail: você recebe uma mensagem confirmando a entrega e informando os prazos de análise.
Documentos entregues de forma física: após chegar na área responsável, o Corretor recebe um e-mail sobre a abertura do seu sinistro.
Lembre-se de verificar a caixa de spam do seu e-mail.
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Acompanhe a análise do sinistro
Em caso de indenização, seu Corretor receberá um e-mail com todas as informações.
Na falta de documentos ou recusa do sinistro, você e o Corretor recebem um e-mail de aviso.
- Aviso de Sinistro - Antecipação Especial por Doença / Invalidez Funcional por Doença / Invalidez por Doença/ILPD (A relação de documentos específicos está no formulário).
- Original da autorização para crédito em conta no
caso de indenização (confira o modelo). - Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples da certidão de casamento com data atualizada, extraída após o óbito, com averbações, junto ao RG e CPF do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do beneficiário.
- Autorização para crédito em conta corrente em nome do beneficiário (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e Escritura Pública de declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente com o(a) segurado(a) e se essa união perdurou até o falecimento do mesmo.
- Aviso de Sinistro - Cirurgia da Aorta.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Cirurgia de Revascularização Miocárdica com Implante de Pontes Vasculares nas Artérias Coronarianas (Bypass).
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Cirurgia de Valvas Cardíacas.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
- Cópia simples do comprovante de vínculo do segurado no mês do evento, tais como a relação do FGTS onde consta nome do segurado, holerite ou ficha de rescisão contratual.
- Originais de todos os comprovantes de despesas médicas, odontológicas e hospitalares, tais como: receituários, recibos e notas fiscais.
- Originais dos resultados de todos os exames realizados pelo segurado.
- Cópia simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
- Cópia simples do boletim de ocorrência policial, se for o caso.
- Cópia simples da CNH do segurado quando se tratar de acidente automobilístico em que o segurado tenha sido o condutor do veículo.
- Original da autorização para crédito em conta no caso de eventual pagamento (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro - Acidente Vascular Encefálico (Derrame).
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Alzheimer.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Câncer (Doenças Graves)
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo), na falta, enviar o filme;
- Cópia do resumo de alta hospital;
- Registro de informações cadastrais - pessoa física;
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro - Diagnóstico de Câncer (Vida Mais Mulher)
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (mês anterior ou atual) da Segurada;
- Documento original do laudo subscrito por médico devidamente habilitado na sua especialização;
- Cópia simples de todos os resultados de exames médicos que auxiliaram no diagnóstico, além do anátomo-patológico;
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Esclerose Múltipla.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Infarto Agudo do Miocárdio.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Original do modelo do registro de informações.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro - Insuficiência Renal Terminal.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Aviso de Sinistro Diárias de Incapacidade Temporária (A relação de documentos específicos está no formulário).
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Em caso de pagamento para o estipulante, deverá ser apresentado termo de cessão de direitos elaborado pelo responsável financeiro a favor da Instituição.
- Cópia simples do prontuário médico comprovando a internação hospitalar.
- Cópia simples do comprovante de vínculo do segurado no mês do evento, tais como relação do FGTS onde consta nome do segurado, holerite ou ficha de rescisão contratual.
- Original das despesas decorrentes da internação hospitalar em UTI.
- Original do relatório de procedimento de internação com a descrição do tratamento, prognóstico e alta médica definitiva.
- Originais de todos os exames realizados.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente (a relação de documentos específicos está no formulário).
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro Morte Acidental (a relação de documentos específicos está no formulário).
- Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e escritura pública de declaração, informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente com o(a) segurado(a) e se essa união perdurou até o falecimento do mesmo.
- Aviso de Sinistro Morte Natural. (a relação de documentos específicos está no formulário).
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples da certidão de casamento com data atualizada, extraída após o óbito, com averbações, junto ao RG e CPF do falecido.
- Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
- Documentos de identificação: - Se menor(es) de idade: cópia simples certidão de nascimento. - Para beneficiário(s) com idade entre 16 anos e 18 anos de idade, acrescentar cópia simples do CPF. - Se maior(es) de idade: RG, CPF e comprovante de residência do(s) beneficiário(s).
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e escritura pública de declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente com o(a) segurado(a) e se essa união perdurou até o falecimento do mesmo.
- Aviso de sinistro (em caso de morte natural) - A relação de documentos específicos está no formulário.
- Aviso de sinistro (em caso de morte acidental) - A relação de documentos específicos está no formulário.
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Nos casos em que houver a nomeação de um Curador para o segurado, deverá ser enviado também o RG, CPF, comprovante de residência e autorização de pagamento em nome do curador nomeado.
Caso o custeador seja pessoa física, encaminhar:
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Originais dos comprovantes das despesas com o funeral.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do custeador das despesas com o funeral.
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
Caso o custeador seja pessoa jurídica, além dos documentos acima, encaminhar:
- Cópia simples do cartão do CNPJ da empresa.
- Cópia simples do estatuto ou contrato social e respectivas alterações em caso de termo de cessão à empresa.
- Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social, em caso de termo de cessão à empresa.
- Original da autorização para crédito em conta, no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples do contrato da compra do jazigo.
- Originais dos comprovantes das despesas com a aquisição do jazigo.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do responsável pela compra do jazigo.
- Autorização para crédito em conta corrente em nome do beneficiário (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
Caso o custeador seja pessoa física, encaminhar:
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples do documento oficial comprobatório do repatriamento.
- Originais dos comprovantes das despesas com o repatriamento.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do custeador das despesas com o repatriamento.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
Caso o custeador for pessoa jurídica, encaminhar:
- Cópia simples do cartão do CNPJ da empresa.
- Cópia simples do estatuto ou contrato social e respectivas alterações em caso de termo de cessão à empresa.
- Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social, em caso de termo de cessão à empresa.
- Autorização para crédito em conta corrente em nome do beneficiário (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro - Transplante de Órgãos.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante atualizado de residência (com validade de até 3 meses) do segurado.
- Cópia simples do resultado de todos os exames realizados - diagnóstico e de controle (somente laudo). Na falta, enviar o filme.
- Cópia do resumo de alta hospitalar.
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
Você quer saber como abrir um sinistro do Seguro Obrigatório DPVAT?
Seguro obrigatório DPVAT
O Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que indeniza todas as vítimas de acidentes no trânsito nos casos de morte e invalidez permanente total ou parcial, além de garantir o reembolso das despesas médicas e hospitalares.
Esse seguro é administrado pela Seguradora Líder, responsável pelos atendimentos. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar uma série de documentos e formulários. Acesse os arquivos abaixo para conferir a lista completa com os documentos específicos obrigatórios em cada situação:
Despesas com Assistência Médica e Suplementares (DAMS)Invalidez
Morte
Outros formulários estão disponíveis no site da Seguradora Líder.
Telefone de atendimento - Seguradora Líder